Sobre nós

Todas as actividades culturais, desportivas e recreativas são, por definição, importantes para o desenvolvimento saudável e harmonioso das populações. No caso desta colectividade, se essas actividades realizadas ao longo destes mandatos, não envolvessem convívio, não faria sentido chamar Associação da Graxa, pois foi num convívio que a Associação nasceu, tendo-se depois se desenvolvido ao longo dos anos. Esse convívio realizou-se em Julho de 2000 e tinha como objectivo festejar o aniversário do café Sagitário. Foi assim que nasceu o “Movimento Associativo” criado no café Sagitário, onde os responsáveis pelo mesmo organizavam o S. Martinho, S. João, entre outras comemorações. Este movimento, já direccionado para o desporto, ganhou mais notoriedade e reconhecimento quando, num torneio entre freguesias, ficou em 1º lugar.

A 27 de Julho de 2001, o café Sagitário comemorou mais um aniversário com todos os clientes e simpatizantes deste movimento. Já pela noite dentro, surgiu entre alguns convidados, a ideia de criar uma actividade para angariação de fundos que ajudasse nas despesas dos convívios organizados. Foi assim que surgiu a Caixa da Graxa, que é ainda hoje, o símbolo da nossa associação.

Em Setembro do mesmo ano, devido à grande adesão da população em geral nos convívios, foi pensada a criação da associação para ser mais fácil organizar todos as actividades. Assim se fez. Recolheram-se as assinaturas dos interessados, e numa assembleia realizada na junta de freguesia foi inaugurada uma “comissão instaladora” constituída por um presidente e por um tesoureiro. Ainda nesta assembleia, iniciaram-se as inscrições para sócios, em que cada um teria de contribuir mensalmente com 5€.

A população que aderia às actividades organizadas aumentava significativamente, e desta forma, houve necessidade de voltar a repensar no modelo existente. Inicialmente, durante o ano de 2002 foi criada a Associação Recreativa da Graxa, que foi legalizada no final do ano passando a chamar-se “Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Graxa”. Após a legalização da mesma, ficou mais fácil todo o processo organizativo, pois estruturou-se um modelo mais adequado para trabalhar. A partir de 2003, após a 1º eleição, a associação tinha uma assembleia geral constituída por três elemento, uma direcção constituída por 5 elementos e um concelho fiscal constituído por três elementos, como ainda é hoje. Desta forma, há recursos humanos e regras que ajudavam a desenvolver a associação.

Todas as direcções que passaram pela associação deram um contributo essencial para o seu crescimento. Apesar de hoje alguns dos elementos não serem da geração do nascimento da associação, fazem parte da mesma porque quando, por alguma razão, se cruzam com este projecto, sentem orgulho no mesmo, e no reconhecimento que hoje tem junto dos sócios e da população Ribeirense.